GK Bluap - шаблон joomla Создание сайтов

Trilha do Morro das Aranhas Costão

Subida ao topo Início pelo Costão do Santinho

Entre as atrações da trilha estão, áreas para banho de mar, costões, vista para o norte da ilha e a Ilha das Aranhas, Praia do Moçambique, Santinho e Ingleses, e o  Parque Estadual do Rio Vermelho.

A Trilha do Morro das Aranhas inicia tanto pelo canto sul da praia do Costão do Santinho (esta é a melhor trilha), como também pelo canto norte da praia do Moçambique, onde está localizado as inscrições rupestres do costão e termina na praia do Moçambique.
O acesso pela praia do Costão do Santinho é feito pela trilha do Santinho (em frente ao Museu ao Ar Livre Costão do Santinho), logo no início ao lado do primeiro mirante tem uma saída a direita com uma subidinha um pouco íngreme.
Já o acesso pelo Moçambique é feito após uma restinga localizada em uma estrada não pavimentada, situada dentro da reserva florestal do Rio Vermelho existe algumas marcações (placas de madeira com setas vermelhas) indicando a direção da trilha.
A trilha do lado do Costão tem uma subida Moderada para Forte em alguns trechos, mas a caminhada é tranquila e com vários pontos para descansar e curtir a beleza do local.
Já a trilha do lado da praia do Moçambique é menos movimentada e na parte final da subida ela é um pouco fechada com vegetação, podendo em alguns pontos ser confusa, a subida é moderada, apenas no início da subida é um pouco difícil devido as dunas da região, e pode ser cansativo.
A subida total tem cerca de 240 metros de altimetria Distribuída ao londo de cerca de 1Km da trilha, com dois mirantes, um virado para as praias do Costão do Santinho, Ingleses, dunas do santinho, e um segundo mirante virado para o parque estadual do Rio Vermelho, e as praias do Moçambique e Barra da lagoa.
A trilha é bastante acidentada, com muitos trechos e pontos difíceis de caminhada, no qual é preciso desviar, subir e descer por muitas pedras que fazem parte do percurso.
Além disso, é recomendado ficar atento aos desníveis, bastante comuns durante a trilha, exigindo apoio com as mãos e exposição a altura.
Por isso, não é recomendado levar crianças pela trilha e tenha cautela ao carregar muito peso ou objetos que possam dificultar o apoio do corpo ou a utilização das mãos.
Belezas naturais para apreciar não faltarão durante todo o percurso, em alguns pontos da subida pelo costão do santinho é possível ter avista para o mar aberto, já a subida pelo Moçambique é bem mais aberta e durante quase todo o percurso é possível ter avista para o mar aberto e a ilha das aranhas, barcos de pesca, gaivotas sem falar na vista panorâmica da praia do Santinho e do Moçambique.
Como chegar: Para chegar na Praia do Santinho de ônibus é preciso pegar a linha Ingleses  Santinho no terminal Integrado de Canasvieiras (TICAN) e descer no canto sul da Praia, próximo ao Resort Costão do Santinho. Já para ter acesso à trilha pelo Moçambique é preciso pegar a linha Costa do Moçambique no TICAN.

Detalhes

• Distancia: cerca de 2km ida e volta, tanto pelo Costão do Santinho como Pelo Moçambique.
  • Altimetria: Cerca de 250mt no ponto mais alto.
  • 80% da trilha em mata fechada, (encoberto), porém no lado do moçambique é cerca de 20% de mata fechada.
  • É uma subida unica, mas com pontos para descanso ou recuperação.
  • Excelente para fotografias com muita natureza, e ao topo um mirante com vista para varias praias do norte da ilha.
  • Grau de dificuldade: Moderado.
  • Caminhada com pontos de desníveis, exigindo apoio das mãos.
  • Muitas subidas e descidas, pedras, lama em dias de chuva e trechos de mata fechada.
  • É importante ficar atento aos desníveis e costões íngremes.
  • Extensão: cerca de 2Km ida e volta.
  • Tempo de percurso: cerca de 2h ida e volta.
  • Tipo de Terreno Costão do Santinho: A trilha contém muitos trechos com pedras, subidas e descidas com mata fechada, porém é bem demarcada.
  • Tipo de Terreno Moçambique: A trilha contém muitos trechos com pedras, subidas e descidas com mata rasteira e gravatás, mas atenção, em alguns períodos do ano ela é bem fechada e podendo ser confusa em alguns pontos.
  • Também existem trechos alagados e lameados em períodos chuvosos.
  • Principal dificuldade: Subida e descidas íngremes.
  • É imprescindível: Levar água, utilizar roupas leves, tênis e bagagem com pouco peso.
  • Graduação para Bicicletas: Não é recomendado fazer a trilha de bicicletas, a trilha possui muitos trechos íngremes e rochosos, com risco de queda.

Pré Requisitos

• É recomendável que se leve pelo menos uma garrafa de água ou 1 (UM) litro para cada pessoa.
  • É recomendável que se use calçados com ranhuras no solado ou sapatos apropriados para ambientes rochosos e escorregadios.

Videos

Vídeo Trilha do morro da Feiticeira Praia dos Ingleses destino Praia Brava

Saída pela praia dos Ingleses canto norte, explore um pouco do visual desta trilha.

Mapa Wikiloc saída do Costão do Santinho destino ao topo do morro das aranhas

Powered by Wikiloc

Galeria de Fotos

De um PLAY ou use as setas do teclado para navegar, ou deslise o deso se for um touch.