GK Bluap - шаблон joomla Создание сайтов

Trilha da Serra do Realengo

Trilha da Serra do Realengo em Morro Grande Santa Catarina

A trilha da serra do Realengo fica localizado em Morro Grande SC, na comunidade das Três Barras.

O acesso é bem simples, chegando na cidade de morro grande mantenha sempre a direita nos três trevos que irá passar, logo quando acabar o asfalto e iniciar a estrada de chão você anda cerca de uns 500mt até acabar a estrada em um sitio aonde se iniciava a trilha antigamente, porém agora basta você atravessar a ponte de concreto recém feita, e andar até a comunidade, cerca de uns 2km, ali você tem  opção de deixar o carro, mas se o seu for um 4x4 você pode arriscar adentrar mais uns 5km, lembrando que é proibido deixar o carro na beira da estrada, e a partir deste ponto você terá apenas 2 pontos de parada, um a esquerda a uns 2 ou 3km do primeiro ponto, e um último no abrigo aonde termina a estada, Lembrando que neste ponto só fomos de trator ou de a pé.

Chegando no abrigo a trilha fica à direita entre a casa e o rio, daí em diante é só seguir a trilha, que é muito bem marcada, apenas alguns pontos das muitas travessias do rio que são feitas você pode em algum momento ter que procurar desvio ou novas marcações uma vez que as fortes chuvas podem danificar a passagem original, mas em sua totalidade a trilha é muito bem marcada.
Por cerca de 6 a 8km é um sobe e desce leve, com muitas travessias de rio o que deve ter muito cuidado se for logo de manhã, por conta da umidade e do limo nas pedras elas se tornam escorregadias.
Após uma travessia do rio você verá uma área ampla de descanso, aproveite bastante, por que dali em diante você só para de subir no topo da serra.
É uma trilha fantástica, com uma beleza natural repleta de muito verde, rochas expostas, florestas tropicais, arvores centenárias gigantes, e muita.... Mas muita subida até o topo, o teto beira os 1000Mt de altimetria, mas o acumulado passa dos 1300 durante todo o percurso.
A trilha é muito acidentada, com muitas pedras e pontos difíceis de caminhada, no qual é preciso desviar, subir e descer por muitas pedras, então preste muita atenção durante o percurso, sem falar na distância total que é cerca de 14km.
Por isso, não é recomendado levar crianças pela trilha e tenha cautela ao carregar muito peso ou objetos que possam dificultar o seu trajeto, é comum a desistência logo nos primeiros KMs da trilha.
Chegando ao topo do PLATÔ se dirija ao leste (a sua esquerda, em direção ao mar) ali existem vários pontos visíveis para camping, mas fique atento a previsão do tempo, se for frio ou chuva, os melhores pontos são na linha das arvores.
Porém se for céu aberto sem vento os melhores pontos são no extremo leste, aonde você pode contemplar o nascer da lua, e do sol no horizonte, como mostram as fotos.

Detalhes

  • Distancia: cerca de 14km a ida e masi 14Km a volta, total de 28Kms.
  • Altimetria: Cerca de 1000mt o topo, e 1300 o acumulado.
  • 90% da trilha em mata fechada, (encoberto), porém no lado do cima é aberto, e exposto ao vento, tome cuidado na escolha do seu camping, eu aconselho a linha das arvores.
  • É uma subida unica, mas com pontos para descanso ou recuperação.
  • Excelente para fotografias com muita natureza, e ao topo um mirante com vista para várias cidades do Sul do Estado, é possível ver a luz do Farol de Santa Marta lá de cima anoite.
  • Grau de dificuldade: Difícil.
  • Caminhada com pontos de desníveis, exigindo apoio das mãos.
  • Muitas subidas e descidas, pedras, lama em dias de chuva e trechos de mata fechada.
  • É importante ficar atento aos desníveis e costões íngremes.
  • Extensão Total: cerca de 28Km ida e volta.
  • Tempo de percurso: cerca de 6h para ida e 5h para a volta.
  • Tipo de Terreno: Rochoso, escorregadio, pedras soltas, lama, rios, corregos, e muito mais.
  • Tome cuidado em dias Chuvosos ou que chuvas que antecederam o dia da sua subida.
  • Principal dificuldade: Muita Subida, e Muita decida, com pontos muito ingremes e escorregadios.
  • Graduação para Bicicletas: Não é recomendado fazer a trilha de bicicletas, a trilha possui muitos trechos íngremes e rochosos, com risco de queda.

Pré Requisitos

  • É imprescindível: Levar no mínimo 2 litros de água, mais 1 litro para conssumo no caminho.
  • É imprescindível: Levar agasalho pois as mudanças de clima são muito rapidas e frequentes podendo sair do conforto para o desastre em poucos minutos, assista o video da volta para ver como é.

Video da Subida

Trilha da Serra do Realengo em Morro Grande Santa Catarina

Mapa Wikiloc saída da casa de apoio, que fica a uns 5Km do início da trilha

Powered by Wikiloc

 

Video da Descida

Trilha da Serra do Realengo em Morro Grande Santa Catarina

Mapa Wikiloc saída do topo em direção a casa de apoio, que fica a uns 5Km do início da trilha

Powered by Wikiloc

Galeria de Fotos

De um PLAY ou use as setas do teclado para navegar, ou deslise o deso se for um touch.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Aviso !!! IMPORTANTE !!!

Nós temos toda a preocupação de fornecer detalhes importantes sobre as trilhas, mas se lembre sempre "SÃO TRILHAS OK", por tanto tome todo cuidado possível, e sempre procure fazer a trilha na presença de amigos ou de preferência pessoas experientes, que conheçam a região ou ja estiveram ali.

Em nosso site, você pode encontrar uma lista de orientadores com experiências em varias regiões do estado, basta achar uma trilha que queira fazer, entre em contato com a pessoa que a cadastro,e também entre no nosso grupo de WHATS, e encontre ajuda ali.